Tarifaço de Trump: Elmano quer priorizar produtos locais em programas sociais do Ceará
Governador estuda medidas para conter impactos das novas tarifas dos EUA, que afetam diretamente setores exportadores do estado.

O governador Elmano de Freitas anunciou nesta quinta-feira (31) que estuda a compra de produtos cearenses, como peixes e frutas, para abastecer programas sociais e equipamentos públicos do estado. A medida busca reduzir os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que inclui a taxação de 50% sobre diversos produtos brasileiros — com forte impacto no Ceará.
Além disso, Elmano afirmou que manterá o equilíbrio fiscal e já iniciou articulações com setores econômicos afetados, como os de pescados, castanha de caju, água de coco, cera de carnaúba, couros e calçados. O governador também se reuniu com órgãos como Receita Federal, Ibama e o Porto do Pecém para agilizar exportações antes da entrada em vigor das tarifas, prevista para o dia 6 de agosto. Há ainda tratativas com o consulado da China para abrir novos mercados às indústrias cearenses.