Tarifaço de Trump: Elmano quer priorizar produtos locais em programas sociais do Ceará

Mendes Rodrigues • 1 de agosto de 2025

Governador estuda medidas para conter impactos das novas tarifas dos EUA, que afetam diretamente setores exportadores do estado.

O governador Elmano de Freitas anunciou nesta quinta-feira (31) que estuda a compra de produtos cearenses, como peixes e frutas, para abastecer programas sociais e equipamentos públicos do estado. A medida busca reduzir os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que inclui a taxação de 50% sobre diversos produtos brasileiros — com forte impacto no Ceará.


Além disso, Elmano afirmou que manterá o equilíbrio fiscal e já iniciou articulações com setores econômicos afetados, como os de pescados, castanha de caju, água de coco, cera de carnaúba, couros e calçados. O governador também se reuniu com órgãos como Receita Federal, Ibama e o Porto do Pecém para agilizar exportações antes da entrada em vigor das tarifas, prevista para o dia 6 de agosto. Há ainda tratativas com o consulado da China para abrir novos mercados às indústrias cearenses.


Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.