Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares

Mendes Rodrigues • 4 de agosto de 2025

Ministro do STF afirma que Bolsonaro burlou restrições ao usar redes de aliados para atacar o Supremo e incentivar intervenção estrangeira; PF apreendeu celular do ex-presidente.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares impostas há 10 dias, que proibiam o uso de redes sociais — direta ou indiretamente — por parte do ex-presidente.


Segundo Moraes, Bolsonaro utilizou perfis de aliados, incluindo os de seus filhos parlamentares, para divulgar mensagens com conteúdo de ataque ao STF e defesa de intervenção estrangeira no Judiciário. Uma dessas publicações ocorreu no domingo, por meio do perfil do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que chegou a colocar o pai no viva-voz durante manifestação no Rio de Janeiro e publicou o vídeo com a fala do ex-presidente.


A Polícia Federal cumpriu mandado de busca na residência de Bolsonaro em Brasília e apreendeu um celular. O ex-presidente agora está em prisão domiciliar, com restrições como proibição de visitas (exceto familiares e advogados) e recolhimento de aparelhos eletrônicos.


Moraes justificou a medida afirmando que as ações de Bolsonaro representam “reiteração delitiva” e tentativa de burlar as restrições, mantendo influência ativa no ambiente digital por meio de terceiros.


Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.