Barroso defende Moraes e afirma que STF evitou erosão democrática no Brasil

Mendes Rodrigues • 1 de agosto de 2025

Presidente do Supremo destaca independência da Corte e diz que julgamentos seguem o devido processo legal, mesmo diante de pressões e sanções internacionais.

Durante a abertura do semestre do Judiciário, nesta sexta-feira (1º), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, fez um forte discurso em defesa da atuação do Supremo e do ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.



Barroso afirmou que o Brasil conseguiu evitar uma grave erosão democrática graças à atuação firme do STF, da sociedade civil e de instituições como a imprensa. "Foi necessário um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições", disse.


O ministro também elogiou a condução de Moraes nos processos relacionados ao 8 de janeiro e à tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, as ações penais seguem o devido processo legal e são baseadas em provas robustas.


Ao comentar as sanções contra Moraes, Barroso reafirmou a independência do Judiciário brasileiro e rejeitou qualquer tipo de interferência externa.


Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo


Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.