Moraes reage a sanções de Trump e diz que STF não se curva a ameaças: "Soberania não se negocia"

Mendes Rodrigues • 1 de agosto de 2025

Ministro afirma que organização criminosa tenta obstruir a Justiça com apoio de interesses estrangeiros e reforça que seguirá com os julgamentos sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (1º) que vai ignorar as sanções impostas pelos Estados Unidos e que a Corte “não se vergará a ameaças covardes e infrutíferas”. Em discurso firme na abertura do semestre judiciário, Moraes classificou as pressões internacionais como tentativas de obstruir a Justiça e traições à soberania nacional.


Segundo ele, há uma organização criminosa atuando de forma articulada para influenciar decisões do STF a partir do exterior. “Acham que estão lidando com milicianos. Mas estão falando com ministros da Suprema Corte brasileira”, declarou. O ministro também denunciou tentativas de chantagem e de desestabilização institucional por parte de “pseudopatriotas que não tiveram coragem de permanecer no país”.


Moraes é relator de processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros investigados por tentativa de golpe de Estado. As sanções, aplicadas sob a Lei Magnitsky pelo governo do presidente Trump, geraram forte reação de autoridades brasileiras, que manifestaram apoio ao ministro e à independência do Judiciário.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.