Vereador Inspetor Alberto é condenado por caluniar ministro Camilo Santana

Mendes Rodrigues • 10 de julho de 2025

Parlamentar de Fortaleza recebeu pena de 1 ano e 6 meses em regime aberto após acusar, sem provas, o então senador em vídeo nas redes sociais. Decisão ainda cabe recurso.

O vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) foi condenado a 1 ano e 6 meses de prisão, em regime aberto, pelo crime de calúnia contra o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).  A decisão é da 13ª Vara Criminal de Fortaleza e ainda cabe recurso.


A ação foi movida por Camilo após a publicação de um vídeo, em 2022, nas redes sociais do parlamentar. Nele, Alberto fazia acusações ao então senador, mencionando uma delação da JBS e afirmando: “Camilo Santana, eu ainda vou lhe ver preso e algemado”, enquanto segurava um par de algemas.


A defesa alegou liberdade de expressão, mas a juíza Sandra Helena Fortaleza de Lima entendeu que houve falsa imputação de crime, sem relação com o exercício do mandato, o que afasta a imunidade parlamentar. Além da prisão, Alberto também foi condenado ao pagamento de multa. Ele pode recorrer em liberdade.

Por Mendes Rodrigues 10 de julho de 2025
Com apoio de mais de 30 deputados, presidente da Assembleia do Ceará reafirma compromisso com a democracia, a autonomia do país e a união suprapartidária diante de ameaças externas.
Por Mendes Rodrigues 10 de julho de 2025
Documento assinado por dezenas de deputados estaduais reage à carta de Donald Trump e reforça união suprapartidária em defesa da autonomia nacional e das instituições brasileiras.