Trump diz que Irã busca liberdade e afirma que EUA estão prontos para ajudar

Mendes Rodrigues • 10 de janeiro de 2026

Presidente dos Estados Unidos manifesta apoio a manifestantes em meio a protestos que já deixaram dezenas de mortos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (10) que o Irã está “buscando a liberdade” e que os norte-americanos estão “prontos para ajudar”, em meio à onda de protestos que se espalha pelo país. A declaração foi feita na rede Truth Social, um dia após Trump sinalizar que os EUA poderiam intervir caso o regime iraniano matasse manifestantes pacíficos.


Segundo dados divulgados pela Associated Press, com base na associação norte-americana Human Rights Activists News Agency, ao menos 72 pessoas morreram e cerca de 2.300 foram presas desde o início das manifestações. O governo iraniano nega os números e acusa os Estados Unidos de incitar os protestos.


O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o regime “não vai recuar” e classificou os manifestantes como “vândalos” e “sabotadores”. Autoridades iranianas disseram ainda que o país vive uma “guerra” e que parte dos distúrbios teria sido organizada no exterior. Em resposta, os EUA chamaram as acusações de delirantes.



A repressão aumentou nos últimos dias, com bloqueio nacional da internet há mais de 48 horas. O Irã enfrenta seu maior levante desde 2022, em um contexto de fragilidade política e pressão internacional, agravada pela retomada de sanções da ONU ligadas ao programa nuclear.

Por Mendes Rodrigues 11 de janeiro de 2026
Vítima ficou ferida e presa a cerca de sete metros de altura após encostar escada em fiação de alta tensão
Por Mendes Rodrigues 11 de janeiro de 2026
Colisão envolveu três carros; mãe e filha estão entre as vítimas