População reza e aplaude após ajudar no resgate de pacientes do Hospital César Cals
Fogo atingiu área externa da unidade; bebês e mães foram transferidos para outros hospitais

Um vídeo registrou o momento em que moradores se reuniram em frente ao Hospital Geral Dr. César Cals, no Centro de Fortaleza, para rezar e aplaudir após ajudar no resgate de pacientes durante o incêndio que atingiu a unidade nesta quinta-feira (13). O grupo formou um círculo, algumas pessoas se ajoelharam e todos rezaram o “Pai Nosso”. Funcionárias do hospital agradeceram pela ajuda.
As chamas, que atingiram a área externa do prédio, foram controladas por volta das 11h30 pelo Corpo de Bombeiros. A Secretaria da Saúde informou que nenhuma área assistencial foi afetada e não houve feridos. Mesmo assim, pacientes internados foram transferidos para garantir segurança.
Entre 10 e 15 mães e bebês foram retirados da unidade ainda pela manhã. Vídeos mostram funcionários levando recém-nascidos em incubadoras e leitos, alguns deles sendo colocados provisoriamente em lojas de um shopping próximo até a chegada das ambulâncias. Populares também ajudaram nessa operação.
Pacientes foram redistribuídos para oito hospitais da rede municipal e estadual, incluindo o Hospital Universitário do Ceará, Hospital de Messejana, Hospital Albert Sabin, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital da Mulher e as unidades distritais Gonzaga Mota de Messejana, José Walter e Barra do Ceará.


