PF investiga Mauro Cid por plano de fuga com passaporte português; prisão é revogada

Mendes Rodrigues • 13 de junho de 2025

Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de operação sobre tentativa de deixar o país com ajuda de Gilson Machado, também investigado; defesa nega prisão

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (13) mandados contra o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no âmbito de um inquérito que apura uma suposta tentativa de fuga do Brasil com uso de documentação portuguesa.


Segundo apurado, Cid teria tentado obter cidadania portuguesa com apoio do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, preso em Recife pela manhã. A suspeita é de que, com um passaporte europeu em mãos, Cid deixaria o país para evitar avanços das investigações em curso.


Apesar de inicialmente haver confirmação da existência de uma ordem de prisão contra Mauro Cid, sua defesa informou que a medida foi revogada antes de ser cumprida. A operação foi autorizada pela Procuradoria-Geral da República, que vê indícios de articulação para evasão de investigados ligados à tentativa de golpe de Estado em 2022.


No celular de Cid, a PF encontrou registros da busca pela cidadania portuguesa já em janeiro de 2023. A emissão do passaporte teria sido intermediada junto ao consulado de Portugal em Recife, de acordo com os investigadores. Cid é réu, junto com Bolsonaro e outros 29 acusados, por tentativa de subversão democrática para manter o ex-presidente no poder.


Por Mendes Rodrigues 30 de julho de 2025
Ministro do STF teve bens bloqueados e está proibido de transações com cidadãos e empresas americanas; governo dos EUA o acusa de censura, prisões arbitrárias e perseguição política com base na Lei Magnitsky.
Por Mendes Rodrigues 28 de julho de 2025
Cantora Nathy Souza teve o cabelo incendiado por efeito pirotécnico durante o show; Corpo de Bombeiros prestou socorro imediato nos bastidores.