Papa Francisco: 89 anos de um legado marcado pela simplicidade e pelo cuidado com os pobres

Mendes Rodrigues • 17 de dezembro de 2025

Primeiro pontífice latino-americano, jesuíta e não europeu em mais de 1.200 anos transformou o modo de conduzir a Igreja

Neste 17 de dezembro, o mundo recorda os 89 anos do nascimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, líder da Igreja Católica entre 2013 e 2025. Nascido em Buenos Aires, o pontífice entrou para a história como o primeiro papa jesuíta, o primeiro das Américas e do Hemisfério Sul, além de adotar, pela primeira vez, o nome Francisco.


Seu papado foi marcado pela humildade, pela proximidade com os mais pobres e pela defesa de uma Igreja mais aberta, acolhedora e comprometida com a justiça social. Francisco destacou-se também pelo forte posicionamento em favor do meio ambiente, pelo diálogo inter-religioso, pelo acolhimento aos refugiados e pelo enfrentamento aos abusos dentro da Igreja.


Na diplomacia, atuou pela paz, incentivou a fraternidade entre os povos e deixou mensagens firmes contra o extremismo e a desigualdade. Até seus últimos dias, manteve o apelo por um mundo mais justo, solidário e humano.



Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, deixando um legado espiritual e humanitário que segue inspirando fiéis em todo o planeta.

Por Mendes Rodrigues 18 de dezembro de 2025
Líder do Governo Lula destaca papel do Congresso na reconstrução do país
Por Mendes Rodrigues 18 de dezembro de 2025
Caso no bairro Papicu é o quinto óbito registrado em academias no Ceará nos últimos seis meses