Papa Francisco: 89 anos de um legado marcado pela simplicidade e pelo cuidado com os pobres
Primeiro pontífice latino-americano, jesuíta e não europeu em mais de 1.200 anos transformou o modo de conduzir a Igreja

Neste 17 de dezembro, o mundo recorda os 89 anos do nascimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, líder da Igreja Católica entre 2013 e 2025. Nascido em Buenos Aires, o pontífice entrou para a história como o primeiro papa jesuíta, o primeiro das Américas e do Hemisfério Sul, além de adotar, pela primeira vez, o nome Francisco.
Seu papado foi marcado pela humildade, pela proximidade com os mais pobres e pela defesa de uma Igreja mais aberta, acolhedora e comprometida com a justiça social. Francisco destacou-se também pelo forte posicionamento em favor do meio ambiente, pelo diálogo inter-religioso, pelo acolhimento aos refugiados e pelo enfrentamento aos abusos dentro da Igreja.
Na diplomacia, atuou pela paz, incentivou a fraternidade entre os povos e deixou mensagens firmes contra o extremismo e a desigualdade. Até seus últimos dias, manteve o apelo por um mundo mais justo, solidário e humano.
Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, deixando um legado espiritual e humanitário que segue inspirando fiéis em todo o planeta.


