Mesa Diretora cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Mendes Rodrigues • 18 de dezembro de 2025

Decisão cita excesso de faltas do filho de Jair Bolsonaro e condenação de Ramagem pelo STF na trama golpista

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quinta-feira (18) cassar os mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). No caso de Eduardo, a medida foi tomada por excesso de faltas às sessões deliberativas. Já Ramagem perdeu o mandato em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou por tentativa de golpe de Estado.


Eduardo Bolsonaro mora nos Estados Unidos desde o início do ano e acumulou 63 ausências em 78 sessões realizadas em 2025, o equivalente a quase 81% do total. A Constituição proíbe parlamentares de faltar a mais de um terço das sessões. A cassação não o torna automaticamente inelegível, mas ele é réu no STF por tentar coagir autoridades no julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e pode perder direitos políticos em caso de condenação.



Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, foi condenado pelo STF à perda do mandato e a 16 anos de prisão. Ele deixou o Brasil antes da conclusão do julgamento e é considerado foragido. O Ministério da Justiça deve iniciar o pedido de extradição. As decisões foram assinadas pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e publicadas no Diário da Câmara.

Por Mendes Rodrigues 18 de dezembro de 2025
Líder do Governo Lula destaca papel do Congresso na reconstrução do país
Por Mendes Rodrigues 18 de dezembro de 2025
Caso no bairro Papicu é o quinto óbito registrado em academias no Ceará nos últimos seis meses