Lula responde indiretamente a Trump e rejeita "interferência" em defesa de Bolsonaro

Mendes Rodrigues • 7 de julho de 2025

Presidente reafirma soberania brasileira após Trump dizer que Bolsonaro é perseguido; “Ninguém está acima da lei”, declarou Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (7) que o Brasil não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja” e destacou que a defesa da democracia é um tema que cabe exclusivamente aos brasileiros. A declaração foi publicada em rede social, após o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmar que Jair Bolsonaro é vítima de perseguição política.


Sem mencionar Trump diretamente, Lula reforçou: “Somos um país soberano. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.


Durante a 17ª Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, Lula foi questionado sobre a declaração de Trump e respondeu de forma breve: “Que deem palpite na sua vida e não na nossa”.


Trump, por sua vez, publicou em sua rede Truth Social que o Brasil estaria cometendo “algo terrível” contra Bolsonaro, que atualmente é réu no STF e já foi declarado inelegível por oito anos por abuso de poder político.

Por Mendes Rodrigues 23 de agosto de 2025
Ministro diz que ação coordenada tenta minar instituições públicas e pede defesa da democracia
Por Mendes Rodrigues 23 de agosto de 2025
Vice-presidente anuncia mais crédito para empresas e aposta em acordo com os EUA