Lula critica ofício do governo Trump contra Moraes e defende Justiça brasileira

Mendes Rodrigues • 2 de junho de 2025

Presidente reage a críticas de Washington à atuação de Alexandre de Moraes e questiona postura americana: "Fazem guerras, matam gente, e querem julgar o Brasil"

Durante discurso na convenção nacional do PSB neste domingo (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou um ofício enviado pelo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, que critica a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento, considerado atípico nos bastidores da diplomacia brasileira, foi uma resposta às decisões judiciais que levaram ao bloqueio de redes sociais americanas no Brasil.


“Você veja que os Estados Unidos querem processar o Alexandre de Moraes, porque ele está querendo prender um cara brasileiro que está lá nos Estados Unidos fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro”, disse Lula. “Eles fazem tanta barbaridade, e eu nunca critiquei.”


A manifestação norte-americana, enviada diretamente do Departamento de Justiça dos EUA ao Ministério da Justiça brasileiro, não passou sequer pela embaixada e, segundo o governo brasileiro, tem caráter apenas informativo, sem gerar encaminhamentos formais.


O episódio ganhou novo contorno após o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciar restrições de visto contra autoridades estrangeiras que seriam “cúmplices de censura a americanos”. Embora não tenha citado nomes, Moraes é apontado como possível alvo da medida. A fala de Lula foi feita no evento que oficializou João Campos, prefeito de Recife, como novo presidente nacional do PSB.


Por Mendes Rodrigues 22 de julho de 2025
Rainha da sofrência segue imortalizada na música brasileira e no coração dos fãs
Por Mendes Rodrigues 18 de julho de 2025
Por ordem de Alexandre de Moraes, ex-presidente está proibido de usar redes sociais, manter contato com investigados e deve cumprir recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana.