Alexandre de Moraes manda prender Carla Zambelli após fuga para os EUA

Mendes Rodrigues • 4 de junho de 2025

Deputada foi condenada a 10 anos de prisão por ataques ao CNJ e, segundo o STF, tenta fugir da Justiça.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) após ela anunciar que deixou o Brasil. A decisão foi motivada pela tentativa da parlamentar de se furtar da aplicação da lei penal, segundo Moraes. Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão por envolvimento em invasões ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em sua decisão, Moraes destacou que a parlamentar demonstra intenção clara de continuar cometendo crimes, atacando o Judiciário e divulgando fake news. Além da prisão, o ministro ordenou o bloqueio de bens, contas, redes sociais e o recolhimento de recursos da Câmara ao gabinete de Zambelli. Também foi solicitada à Polícia Federal a inclusão do nome da deputada na lista vermelha da Interpol.

Zambelli alegou que saiu do país para tratar um problema de saúde, mas também mencionou "perseguição judicial". Segundo investigações preliminares, a parlamentar teria deixado o Brasil por via terrestre, passando pela fronteira com a Argentina, e embarcado para os Estados Unidos, onde estaria atualmente, na Flórida.

O caso levanta ainda a possibilidade de perda do mandato parlamentar, que será analisada pela Câmara. A decisão de Moraes atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou a medida necessária para garantir a efetividade da pena.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.