Há 19 anos, o Brasil perdia Bussunda, ícone do humor nacional

Mendes Rodrigues • 17 de junho de 2025

Humorista do Casseta & Planeta morreu durante cobertura da Copa de 2006; sua irreverência e talento seguem vivos na memória do público.

Neste 17 de junho, completam-se 19 anos da morte de Cláudio Besserman Vianna, o inesquecível Bussunda. Nascido no Rio de Janeiro em 25 de junho de 1962, ele faleceu em 2006, aos 43 anos, na Alemanha, enquanto cobria a Copa do Mundo para a TV Globo, ao lado do grupo Casseta & Planeta, do qual era um dos principais integrantes.


Com seu humor irreverente e sua marcante forma de satirizar a si mesmo e os outros, Bussunda conquistou o público brasileiro. Dublador do personagem Shrek nos dois primeiros filmes da animação, também foi jornalista, escritor, ator e cronista esportivo. Ao longo da carreira, participou da produção de livros, discos, peças e filmes, como A Taça do Mundo é Nossa (2003) e Seus Problemas Acabaram (2006), lançado postumamente.


Bussunda afirmava que o humor o havia salvado — e foi justamente com ele que ajudou a transformar o cenário da comédia na televisão brasileira. Quase duas décadas após sua partida precoce, seu legado segue vivo na memória afetiva do país.


Por Mendes Rodrigues 1 de agosto de 2025
Governador estuda medidas para conter impactos das novas tarifas dos EUA, que afetam diretamente setores exportadores do estado.
Por Mendes Rodrigues 1 de agosto de 2025
Presidente do Supremo destaca independência da Corte e diz que julgamentos seguem o devido processo legal, mesmo diante de pressões e sanções internacionais.