Governo do Ceará amplia em 40% repasse aos Consórcios de Saúde

Mendes Rodrigues • 11 de fevereiro de 2026

Medida fortalece Policlínicas e CEOs e garante mais recursos para atendimento especializado

O Governo do Ceará anunciou aumento de 40% no repasse destinado aos 21 consórcios de saúde do Estado. A medida foi apresentada pelo governador Elmano de Freitas durante reunião com prefeitos que presidem as entidades, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.


Segundo o governador, o reajuste reforça o sistema público de saúde e estabelece um novo limite para despesas administrativas, que deverão ficar entre 5% e 10% do total recebido. Com isso, pelo menos 90% dos recursos serão direcionados diretamente ao atendimento da população.


Outra mudança definida foi a atualização anual dos contratos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), garantindo correção automática dos valores. Também será criado um grupo de trabalho com participação dos consórcios e da Secretaria da Saúde para discutir a modelagem de contratação das entidades.



Os consórcios são responsáveis pela gestão compartilhada de serviços de média e alta complexidade, administrando 22 Policlínicas Regionais e 22 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em todo o Estado.

Por Francisco Ronyérick 25 de junho de 2026
Michael Jackson morreu em 25 de junho de 2009, deixando um legado que continua influenciando gerações
Por Francisco Ronyérick 25 de junho de 2026
Ex-primeira-dama questiona retirada de Priscila Costa da disputa e bolsonaristas passam a cobrar André Fernandes nas redes sociais