Corpo de cearense assassinada em Portugal deve chegar ao Brasil nesta sexta

Mendes Rodrigues • 11 de fevereiro de 2026

Traslado de Lucinete Freitas será custeado pelo Governo do Ceará após mais de dois meses de espera da família

O corpo da babá cearense Lucinete Freitas, assassinada em Portugal no dia 5 de dezembro, deve ser repatriado nesta sexta-feira (13), segundo informou o viúvo, Teodoro Júnior. A chegada ocorre mais de dois meses após o crime.


Lucinete, natural de Aracoiaba, morava há sete meses em Amadora, na região metropolitana de Lisboa, onde trabalhava como babá. Ela foi dada como desaparecida e teve o corpo encontrado 13 dias depois em um matagal. A principal suspeita do crime é a ex-patroa, uma brasileira de 43 anos, que foi presa e indicou às autoridades o local onde a vítima estava.


As despesas com o traslado e o velório serão custeadas pelo Governo do Ceará, por determinação do governador Elmano de Freitas. Antes disso, a família havia solicitado apoio ao Governo Federal, alegando que o caso se enquadrava em lei aprovada em 2025 para repatriação de brasileiros mortos no exterior. No entanto, segundo o viúvo, a União informou que a norma ainda não está sendo aplicada por falta de previsão orçamentária.



Diante do caso e de outras ocorrências envolvendo cearenses no exterior, Elmano anunciou o envio à Assembleia Legislativa de projeto que cria o Programa Estadual de Apoio Humanitário ao Traslado e ao Sepultamento Digno de Cearenses vitimados fora do país.

Por Mendes Rodrigues 11 de fevereiro de 2026
Estado espera mais de 210 mil turistas e alta de quase 20% na receita durante o feriado
Por Mendes Rodrigues 11 de fevereiro de 2026
Medida fortalece Policlínicas e CEOs e garante mais recursos para atendimento especializado