Elmano envia proposta para recriar hospital da Polícia Militar no Ceará

Mendes Rodrigues • 14 de maio de 2025

Elmano envia proposta para recriar hospital da Polícia Militar no Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), enviou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12), um projeto de lei que transfere a gestão do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, em Fortaleza, para a Polícia Militar. A proposta prevê a recriação do Hospital da Polícia Militar (HPM), com foco exclusivo no atendimento a policiais, bombeiros militares e seus dependentes.


Com a mudança, o hospital passará a se chamar Hospital e Maternidade da Polícia Militar do Ceará José Martiniano de Alencar e deixará de ser gerido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), ficando sob responsabilidade da Diretoria de Saúde da PM.


A unidade, localizada no Centro da capital, conta atualmente com 80 leitos e realiza atendimentos em obstetrícia, clínica médica, cirurgias e é referência estadual em cirurgia bariátrica. Segundo o governo, o novo modelo não deve reduzir serviços, e a proposta é que até 30% da capacidade seja destinada aos militares, com os demais 70% mantidos para pacientes do SUS — apesar desse dado não constar no texto oficial enviado à Alece.


A medida também cria o Fundsaúde Militar, fundo que vai financiar os serviços da unidade. A proposta marca um retorno às origens: fundado em 1939, o hospital funcionou como unidade exclusiva da PM até 1993.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.