Elmano envia proposta para recriar hospital da Polícia Militar no Ceará
Elmano envia proposta para recriar hospital da Polícia Militar no Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), enviou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12), um projeto de lei que transfere a gestão do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, em Fortaleza, para a Polícia Militar. A proposta prevê a recriação do Hospital da Polícia Militar (HPM), com foco exclusivo no atendimento a policiais, bombeiros militares e seus dependentes.
Com a mudança, o hospital passará a se chamar Hospital e Maternidade da Polícia Militar do Ceará José Martiniano de Alencar e deixará de ser gerido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), ficando sob responsabilidade da Diretoria de Saúde da PM.
A unidade, localizada no Centro da capital, conta atualmente com 80 leitos e realiza atendimentos em obstetrícia, clínica médica, cirurgias e é referência estadual em cirurgia bariátrica. Segundo o governo, o novo modelo não deve reduzir serviços, e a proposta é que até 30% da capacidade seja destinada aos militares, com os demais 70% mantidos para pacientes do SUS — apesar desse dado não constar no texto oficial enviado à Alece.
A medida também cria o Fundsaúde Militar, fundo que vai financiar os serviços da unidade. A proposta marca um retorno às origens: fundado em 1939, o hospital funcionou como unidade exclusiva da PM até 1993.