Bolsonaro brinca com Moraes e o convida para vice em 2026 durante interrogatório no STF

Mendes Rodrigues • 10 de junho de 2025

Ex-presidente presta depoimento como réu por tentativa de golpe e protagoniza momento inusitado com ministro relator do caso

Durante interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro protagonizou um momento inusitado ao brincar com o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. "Gostaria de convidá-lo para ser meu vice em 2026", disse Bolsonaro, arrancando risos dos presentes. Moraes respondeu prontamente: "Eu declino novamente".


Bolsonaro é réu no processo e apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como peça-chave de uma organização criminosa que teria atuado pela ruptura da ordem democrática. Ele foi o sexto a prestar depoimento entre os investigados do chamado "núcleo crucial" da trama golpista.


O episódio aconteceu durante a fase final de instrução processual, quando os réus têm a oportunidade de apresentar suas versões. Após os interrogatórios, o caso seguirá para diligências e alegações finais antes do julgamento definitivo.


Por Mendes Rodrigues 12 de setembro de 2025
Condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, ex-presidente ficará inelegível por mais 8 anos após cumprir a pena.
Por Mendes Rodrigues 12 de setembro de 2025
STF decide por pena em regime fechado e multa de 124 dias; ex-presidente ainda pode recorrer.