Venezuela aceita entregar até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump
Acordo prevê venda a preço de mercado e controle dos recursos pelo governo americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (6) que o governo interino da Venezuela concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade aos EUA. Segundo ele, o produto será vendido a preço de mercado e os recursos administrados pelo próprio governo americano.
Trump declarou que o dinheiro obtido será usado “em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos”. O petróleo deverá ser transportado por navios de armazenamento e descarregado diretamente em terminais americanos. O volume equivale a cerca de dois meses da produção atual venezuelana.
A declaração ocorre dias após uma ação militar dos EUA na Venezuela que resultou na prisão de Nicolás Maduro. Desde dezembro, o país acumulava milhões de barris sem conseguir exportar devido ao bloqueio imposto por Washington, que agora discute redirecionar cargas antes destinadas à China para refinarias americanas.
Apesar de possuir as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela produz atualmente cerca de 1 milhão de barris por dia, número bem abaixo do potencial. Especialistas avaliam que a ampliação da produção exigirá altos investimentos e levará anos para se concretizar.


