Surpresa Selvagem na Areia: Onça-parda é encontrada em barraca de praia no Ceará
Funcionário se deparou com o felino ao abrir o estabelecimento em Camocim; animal foi resgatado e passará por exames em Fortaleza

Uma onça-parda surpreendeu um funcionário ao ser encontrada dentro de uma barraca de praia na manhã desta segunda-feira (7), no município de Camocim, litoral oeste do Ceará. O animal, aparentemente dócil e sem ferimentos, estava em um compartimento onde são armazenadas bebidas, na Praia da Tatajuba — área de dunas e lagoas naturais.
A Defesa Civil de Camocim e a Autarquia de Meio Ambiente (AMA) foram acionadas e contiveram o animal, uma fêmea jovem da espécie *Puma concolor*, que foi entregue ao Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) para realização de exames em Fortaleza. Suspeita-se que ela possa ter sido mantida ilegalmente em cativeiro, devido ao comportamento tranquilo diante das pessoas.
De acordo com o biólogo Hugo Fernandes, da Uece, embora raros, há registros do animal no litoral cearense. No estado, a onça-parda está classificada como “em perigo” de extinção, com menos de 400 indivíduos estimados. O caso inusitado chamou atenção e reacendeu o alerta sobre os impactos da presença humana em áreas naturais.