Suprema Corte da Venezuela determina posse interina de Delcy Rodríguez

Mendes Rodrigues • 4 de janeiro de 2026

Vice-presidente assume após prisão de Maduro em operação militar dos EUA

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ordenou neste sábado (3) que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma, de forma interina, os poderes do presidente Nicolás Maduro, preso pelos Estados Unidos após uma operação militar em Caracas.


Na decisão, a Suprema Corte determinou que Rodríguez passe a exercer o cargo de presidente da República Bolivariana da Venezuela para garantir a continuidade administrativa do Estado e a defesa integral da Nação. O tribunal informou ainda que irá debater o marco jurídico aplicável diante da “ausência forçada” do chefe de Estado.


Logo após a captura de Maduro, Delcy Rodríguez convocou ministros e a população a resistirem a uma intervenção dos Estados Unidos. Em pronunciamento transmitido pela televisão pública, ela pediu calma, afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação” e classificou a prisão do presidente como um “sequestro” promovido pelos EUA, reforçando que Maduro continua sendo o único presidente do país.


O discurso foi feito em Caracas, ao lado do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, do ministro do Interior, Diosdado Cabello, e dos titulares das pastas das Relações Exteriores e da Defesa. A captura de Maduro ocorreu após ataques dos Estados Unidos a diversos pontos da capital venezuelana. Ele e a esposa foram levados a Nova York em um navio de guerra norte-americano.



A decisão do tribunal venezuelano ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que Washington pretende administrar a Venezuela de forma interina até uma transição de poder. Trump afirmou que um grupo ligado ao alto escalão de seu governo assumirá o controle do país, invocou a Doutrina Monroe e declarou que o domínio americano no Hemisfério Ocidental “não será mais questionado”.

Por Mendes Rodrigues 22 de fevereiro de 2026
GTE aprova por unanimidade nome do líder do governo em reunião realizada antes do carnaval, em Brasília
Por Mendes Rodrigues 22 de fevereiro de 2026
Celebração do VIII Centenário da morte do santo reúne fiéis na Basílica de Assis, na Itália