PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe

Mendes Rodrigues • 15 de julho de 2025

Paulo Gonet acusa o ex-presidente e mais sete réus de atuarem para abalar a democracia; julgamento no STF deve ocorrer até setembro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus por envolvimento em uma suposta trama golpista. Em documento de mais de 500 páginas entregue nesta segunda-feira (14), Gonet acusa Bolsonaro de cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo o procurador, Bolsonaro teria liderado um plano sistemático para desacreditar as eleições e estimular a ruptura institucional, valendo-se da estrutura do governo para disseminar desinformação e atacar instituições. Gonet afirma que o ex-presidente agiu de forma consciente para incitar a radicalização e a instabilidade política, sobretudo após sua derrota nas urnas em 2022.

Além de Bolsonaro, também são réus figuras como os ex-ministros Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o deputado Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid, que fechou um acordo de delação premiada.

Com a entrega das alegações finais da PGR, o STF aguarda agora a manifestação das defesas. O julgamento deve ocorrer até setembro na Primeira Turma da Corte, composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.