PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe
Paulo Gonet acusa o ex-presidente e mais sete réus de atuarem para abalar a democracia; julgamento no STF deve ocorrer até setembro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus por envolvimento em uma suposta trama golpista. Em documento de mais de 500 páginas entregue nesta segunda-feira (14), Gonet acusa Bolsonaro de cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Segundo o procurador, Bolsonaro teria liderado um plano sistemático para desacreditar as eleições e estimular a ruptura institucional, valendo-se da estrutura do governo para disseminar desinformação e atacar instituições. Gonet afirma que o ex-presidente agiu de forma consciente para incitar a radicalização e a instabilidade política, sobretudo após sua derrota nas urnas em 2022.
Além de Bolsonaro, também são réus figuras como os ex-ministros Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o deputado Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid, que fechou um acordo de delação premiada.
Com a entrega das alegações finais da PGR, o STF aguarda agora a manifestação das defesas. O julgamento deve ocorrer até setembro na Primeira Turma da Corte, composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.