PF faz operação contra desvios de emendas parlamentares
Ex-assessora de Arthur Lira é alvo de buscas autorizadas pelo STF

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Transparência, que investiga irregularidades na liberação de recursos de emendas parlamentares. O principal alvo é Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, ex-assessora do deputado Arthur Lira e atual funcionária da liderança do PP na Câmara.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Brasília, autorizados pelo ministro Flávio Dino, relator de ações que tratam da transparência das emendas no Supremo Tribunal Federal. Policiais estiveram em salas utilizadas por Mariângela na Câmara e também em sua residência, onde apreenderam seu celular.
A ex-assessora atuava diretamente na organização das indicações de emendas e, segundo registros internos, chegou a usar uma sala destinada à Presidência da Câmara durante a gestão de Lira. Ela ocupa cargo especial com remuneração de R$ 23,7 mil.
A investigação apura possíveis casos de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção e liberação irregular de milhões em emendas de comissão.


