MP pede condenação de vereador Inspetor Alberto por injúria eleitoral e maus-tratos a animal

Mendes Rodrigues • 23 de maio de 2025

Parlamentar é acusado de ofender Evandro Leitão durante a campanha de 2024 e de causar sofrimento a um porco em vídeo divulgado nas redes sociais.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou à Justiça, na última quinta-feira (22), a condenação do vereador de Fortaleza, José Alberto Bastos Vieira Júnior, conhecido como Inspetor Alberto, por injúria eleitoral e maus-tratos a um animal, durante a campanha municipal de 2024.


Segundo o MPE, o parlamentar publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece puxando as orelhas e patas de um porco, enquanto fazia declarações ofensivas ao então candidato à prefeitura, Evandro Leitão. No vídeo, Alberto diz que o adversário “iria para a panela” e “para a churrasqueira”, além de usar palavras de baixo calão.


A conduta foi classificada pelo Ministério Público como injúria eleitoral majorada, por ofender a honra de um candidato com nítida finalidade eleitoral. O órgão também acusa o vereador de maus-tratos, citando que o animal grunhia e resistia enquanto era puxado, o que configura sofrimento desnecessário.


Além das acusações criminais, o MPE pediu que o vereador pague R\$ 100 mil por dano moral coletivo ao Fundo de Defesa do Meio Ambiente e que seja proibido de se aproximar de Evandro Leitão a menos de 200 metros, salvo em situações institucionais.


O caso segue em tramitação na Justiça Eleitoral, que decidirá sobre a possível condenação e aplicação das medidas cautelares.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.