MP pede condenação de vereador Inspetor Alberto por injúria eleitoral e maus-tratos a animal
Parlamentar é acusado de ofender Evandro Leitão durante a campanha de 2024 e de causar sofrimento a um porco em vídeo divulgado nas redes sociais.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou à Justiça, na última quinta-feira (22), a condenação do vereador de Fortaleza, José Alberto Bastos Vieira Júnior, conhecido como Inspetor Alberto, por injúria eleitoral e maus-tratos a um animal, durante a campanha municipal de 2024.
Segundo o MPE, o parlamentar publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece puxando as orelhas e patas de um porco, enquanto fazia declarações ofensivas ao então candidato à prefeitura, Evandro Leitão. No vídeo, Alberto diz que o adversário “iria para a panela” e “para a churrasqueira”, além de usar palavras de baixo calão.
A conduta foi classificada pelo Ministério Público como injúria eleitoral majorada, por ofender a honra de um candidato com nítida finalidade eleitoral. O órgão também acusa o vereador de maus-tratos, citando que o animal grunhia e resistia enquanto era puxado, o que configura sofrimento desnecessário.
Além das acusações criminais, o MPE pediu que o vereador pague R\$ 100 mil por dano moral coletivo ao Fundo de Defesa do Meio Ambiente e que seja proibido de se aproximar de Evandro Leitão a menos de 200 metros, salvo em situações institucionais.
O caso segue em tramitação na Justiça Eleitoral, que decidirá sobre a possível condenação e aplicação das medidas cautelares.