Manoel Carlos perdeu três dos cinco filhos antes de morrer; conheça

Mendes Rodrigues • 11 de janeiro de 2026

Autor faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro e carregou tragédias familiares ao longo da vida

Manoel Carlos, um dos autores mais marcantes da televisão brasileira, morreu no último sábado (10), aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Conhecido por imprimir sensibilidade e traços pessoais em suas obras, Maneco também enfrentou profundas dores na vida familiar.


Ao longo dos anos, o escritor perdeu três dos cinco filhos. Ricardo Almeida morreu em 1988, em decorrência de complicações causadas pelo vírus HIV. Manoel Carlos Júnior faleceu em 2012, vítima de um ataque cardíaco. Já Pedro Almeida, o caçula, morreu em 2014, aos 22 anos, após sofrer um mal súbito. O autor deixa ainda duas filhas: a atriz Júlia Almeida, que comanda a produtora Boa Palavra, e a roteirista Maria Carolina.


No documentário Tributo – Manoel Carlos, lançado em 2024 pelo Globoplay, o autor falou abertamente sobre o luto e rejeitou a ideia de superação. Segundo ele, os filhos perdidos permaneceram presentes em sua memória e em tudo o que produziu. “O que é superar? Superar é esquecer?”, questionou.



Maneco também enfrentou a perda da primeira esposa, Maria de Lourdes, que morreu em 1972, aos 36 anos. Ele se casou outras duas vezes e destacou que, apesar das perdas, também viveu novos recomeços. “Não se trata de superar, trata-se de continuar vivendo”, afirmou.

Por Mendes Rodrigues 11 de janeiro de 2026
Vítima ficou ferida e presa a cerca de sete metros de altura após encostar escada em fiação de alta tensão
Por Mendes Rodrigues 11 de janeiro de 2026
Colisão envolveu três carros; mãe e filha estão entre as vítimas