Lula celebra avanço do acordo Mercosul–União Europeia

Mendes Rodrigues • 9 de janeiro de 2026

Presidente classifica decisão como “dia histórico” após mais de 25 anos de negociações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira (9) a aprovação provisória, pelos países da União Europeia, do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a decisão representa um “dia histórico para o multilateralismo” e destacou a dimensão do tratado, que une dois blocos com 718 milhões de pessoas e PIB conjunto de US$ 22,4 trilhões.


Segundo o presidente, o acordo amplia as oportunidades para as exportações brasileiras, estimula investimentos produtivos europeus e simplifica regras comerciais. Lula ressaltou ainda que o resultado é fruto do diálogo, da negociação e da cooperação entre países.


Do lado europeu, o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, também celebrou o avanço, afirmando que o tratado traz benefícios para consumidores e empresas, além de reforçar direitos trabalhistas, proteção ambiental e salvaguardas para agricultores.



A expectativa é que o acordo seja assinado nos próximos dias e, em seguida, passe pelos processos de aprovação interna nos países do Mercosul e no Parlamento Europeu. No Brasil, o texto ainda precisará ser analisado pelo Congresso Nacional antes de entrar em vigor.

Por Mendes Rodrigues 10 de janeiro de 2026
Fenômeno rápido causou prejuízos, mas não deixou feridos
Por Mendes Rodrigues 9 de janeiro de 2026
Pedidos foram enviados ao STF no mesmo dia em que Lula vetou projeto que reduziria penas do 8 de Janeiro