Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF; Fernando Sarney assume como interventor

Mendes Rodrigues • 15 de maio de 2025

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF; Fernando Sarney assume como interventor

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou nesta quinta-feira (15) o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, como interventor. Ele deverá convocar novas eleições “o mais rápido possível”.


O magistrado declarou nulo o acordo que havia viabilizado a reeleição de Ednaldo, sob a justificativa de possível falsificação da assinatura do ex-presidente Coronel Nunes, além de questionar sua capacidade mental para assinar o documento. Esse acordo havia encerrado uma ação judicial que contestava o processo eleitoral da CBF, abrindo caminho para a aclamação de Ednaldo em março.


Fernando Sarney, agora no comando provisório da CBF, é ligado à ala opositora e não integrou a chapa de reeleição de Ednaldo. Ele terá a responsabilidade de organizar novas eleições dentro da entidade.


Cabe recurso à decisão nos tribunais superiores. Esta é a segunda vez que Ednaldo é afastado do cargo — a primeira foi em dezembro de 2023, quando conseguiu retornar por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF.


A decisão ocorre poucos dias após Ednaldo anunciar, de forma antecipada, a contratação de Carlo Ancelotti como técnico da Seleção, movimento interpretado como tentativa de fortalecimento político em meio à crise.


Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.