Flávio Dino esclarece que decisões de cortes internacionais têm efeito imediato no Brasil

Mendes Rodrigues • 19 de agosto de 2025

Ministro do STF reforça que Lei Magnitsky não vale no país e que sanções estrangeiras só podem ser aplicadas com autorização da corte, destacando compromisso brasileiro com direitos humanos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino esclareceu que a decisão de segunda-feira (18), que impedia a aplicação automática no Brasil de sanções de governos estrangeiros, não se aplica a tribunais internacionais. Segundo Dino, o Brasil, como signatário de tratados internacionais, deve cumprir imediatamente decisões de cortes como o Tribunal Penal Internacional (TPI).


O ministro destacou que a Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, não tem força de lei no país, pois não é emitida por corte internacional da qual o Brasil faça parte. Sanções previstas pela lei americana, que incluem bloqueio de contas e restrições financeiras, só podem ser aplicadas com autorização expressa do STF.


Dino reforçou o compromisso do Brasil com a promoção e proteção dos direitos humanos, ressaltando que o primado desses direitos no país vai além da retórica diplomática.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.