EUA sancionam Alexandre de Moraes sob acusação de violações de direitos humanos

Mendes Rodrigues • 30 de julho de 2025

Ministro do STF teve bens bloqueados e está proibido de transações com cidadãos e empresas americanas; governo dos EUA o acusa de censura, prisões arbitrárias e perseguição política com base na Lei Magnitsky.

O governo dos Estados Unidos sancionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, dispositivo utilizado para punir estrangeiros acusados de graves violações de direitos humanos. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (30) pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.

Com a sanção, todos os eventuais bens de Moraes em território americano foram bloqueados, e o ministro está impedido de realizar qualquer tipo de transação com cidadãos ou empresas dos EUA — o que inclui, por exemplo, o uso de cartões de crédito com bandeira americana.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, acusou Moraes de liderar uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e de promover censura, prisões arbitrárias e perseguição política. “A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará responsabilizando aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, declarou Bessent.

A Lei Magnitsky é conhecida como uma das ferramentas mais severas da diplomacia americana e já foi apelidada de “pena de morte financeira”.

Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.