EUA anunciam restrições de visto a autoridades estrangeiras acusadas de censura a americanos e citam América Latina

Mendes Rodrigues • 28 de maio de 2025

Medida mira autoridades que tentem restringir a liberdade de expressão de americanos nas redes sociais; nomes não foram divulgados, mas América Latina foi citada

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (28) uma nova política de restrições de visto direcionada a autoridades estrangeiras consideradas "cúmplices de censura" contra cidadãos americanos. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que mencionou a América Latina, mas não especificou nomes.


A medida mira autoridades que, segundo o Departamento de Estado, tentem restringir a liberdade de expressão de americanos, especialmente nas redes sociais de origem americana, como X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e WhatsApp. A política também se aplica a autoridades que ameacem prender cidadãos dos EUA por conteúdo publicado nessas plataformas.


Embora não tenha sido confirmado oficialmente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode ser um dos alvos da medida. Moraes vem conduzindo inquéritos no Brasil que envolvem o uso de redes sociais e têm gerado atritos com figuras ligadas ao ex-presidente Donald Trump, como Elon Musk e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Moraes também foi citado diretamente por aliados de Trump nas redes sociais após o anúncio da nova diretriz.


Rubio afirmou que a liberdade de expressão é um direito fundamental dos americanos e que autoridades estrangeiras que atuem contra esse princípio “não devem desfrutar do privilégio de viajar para os Estados Unidos”.


A medida pode incluir também familiares dos alvos e se apoia na Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA. Além disso, o nome de Moraes tem sido citado por parlamentares americanos como possível alvo da Lei Global Magnitsky, que permite sanções a estrangeiros acusados de violações de direitos humanos ou corrupção.


Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.