Dois anos da decisão que tornou Bolsonaro inelegível por oito anos

Mendes Rodrigues • 30 de junho de 2025

Sentença de 30 de junho de 2023 consolidou precedente sobre responsabilidade eleitoral de ocupantes do Planalto.

Nesta data, completam-se dois anos desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou, por maioria de votos (5 a 2), a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das eleições de 2022. A decisão teve como base o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.


O julgamento, encerrado no dia 30 de junho de 2023, teve como relator o ministro Benedito Gonçalves e foi conduzido pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes. A decisão determinou que a restrição fosse imediatamente anotada no cadastro eleitoral de Bolsonaro, impedindo-o de se candidatar até 2030.


Braga Netto, candidato a vice na chapa, foi excluído da sanção por unanimidade, já que não ficou comprovada sua participação direta nos atos julgados irregulares.


A Corte também encaminhou a decisão para órgãos como a Procuradoria-Geral Eleitoral, o Tribunal de Contas da União e o Supremo Tribunal Federal, para apuração de eventuais desdobramentos penais e administrativos.


A medida representou um marco jurídico e político no Brasil, ao responsabilizar um ex-presidente da República por atos com desvio de finalidade eleitoral durante o exercício do cargo.


Imagem: Isac Nóbrega/PR


Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Reencontro emocionante marca o fim de uma das histórias mais dolorosas da guerra em Israel.
Por Mendes Rodrigues 13 de outubro de 2025
Cantor cearense celebra mais um ano de vida mantendo viva sua ligação com as raízes nordestinas e com a música popular brasileira.