Detran-CE deixa de exigir baliza em exame prático a partir de segunda-feira

Mendes Rodrigues • 6 de fevereiro de 2026

Mudança segue novo manual nacional e vale para categorias de B a E

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) anunciou que a prova de baliza deixará de ser exigida nos exames práticos de direção a partir da próxima segunda-feira (9). A mudança segue as diretrizes do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado no dia 1º de fevereiro.


De acordo com o Detran-CE, a medida tem como objetivo padronizar os exames em todo o país e adequar as avaliações às práticas recomendadas pelos órgãos reguladores do trânsito. A retirada da baliza vale para candidatos às categorias B, C, D e E, que abrangem desde veículos de passeio até veículos de carga e transporte coletivo.



Com a nova regra, a baliza deixa de ser etapa obrigatória e será substituída por um teste de estacionamento ao final do percurso prático, mantendo a avaliação da habilidade do condutor em manobras básicas.

Por Francisco Ronyérick 24 de junho de 2026
Antropóloga e professora universitária, Ruth marcou a história do país ao transformar o papel da primeira-dama e criar programas sociais inovadores
Por Francisco Ronyérick 24 de junho de 2026
Cantor morreu aos 29 anos em um acidente automobilístico e deixou um legado que segue vivo na música brasileira