Ciro Gomes aparece em três episódios de desgaste envolvendo mulheres na política cearense
Casos de Izolda Cela, Janaína Farias e Priscila Costa reacendem debate sobre o espaço feminino e têm um ponto em comum: o nome de Ciro Gomes

Três episódios distintos envolvendo mulheres na política cearense voltaram ao centro do debate nos últimos dias. Em comum entre eles, um mesmo personagem: o ex-ministro Ciro Gomes. Os casos envolvem a ex-governadora Izolda Cela, a prefeita de Crateús, Janaína Farias, e, mais recentemente, a vereadora Priscila Costa.
Em entrevista recente, Izolda Cela revelou detalhes dos bastidores da sucessão estadual de 2022 e afirmou que, apesar de ter sido inicialmente escolhida como candidata do grupo governista, com o aval das principais lideranças, Ciro passou a resistir ao seu nome e defendeu a candidatura de Roberto Cláudio. Segundo a ex-governadora, o ex-presidenciável acabou não aceitando sua candidatura, o que culminou na sua retirada da disputa.
Já no caso de Janaína Farias, Ciro foi condenado pela Justiça Eleitoral do Ceará por violência política de gênero, após declarações feitas contra a então suplente de senadora. A Justiça entendeu que as falas atingiram diretamente a honra e a legitimidade do mandato da atual prefeita de Crateús. A sentença determinou penas alternativas e pagamento de indenizações.
O terceiro episódio envolve a vereadora Priscila Costa. Em pronunciamento, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que setores do PL estariam tentando retirar Priscila da disputa ao Senado para viabilizar uma aliança com Ciro Gomes. Michelle classificou a possível mudança como uma injustiça contra uma mulher que, segundo ela, teve papel decisivo no fortalecimento da direita no Ceará.


