Cearense de 8 anos conquista medalha internacional de ciências nos Estados Unidos

Mendes Rodrigues • 31 de janeiro de 2026

Aluno da rede pública de Baturité, Augusto de Paula Bezerra garantiu bronze na Copernicus Global Round 2026, realizada no Texas

O cearense Augusto de Paula Bezerra, de apenas 8 anos, conquistou uma medalha de bronze na Copernicus Global Round 2026, uma das principais olimpíadas internacionais de ciências, realizada na Universidade de Rice, em Houston, nos Estados Unidos. Superdotado, o estudante competiu na categoria de ciências naturais e representou o Brasil entre crianças de diversos países.


Aluno da rede pública municipal de Baturité, Augusto foi avaliado em uma prova escrita de alto nível, com questões de química, física, biologia e astronomia. Segundo a mãe, Vaneuda Almeida, o menino realizou a prova com tranquilidade e empolgação e se emocionou intensamente ao subir ao palco da premiação, onde ergueu a bandeira do Ceará ao lado de competidores de outras nações.


A participação do estudante na etapa internacional só foi possível após a repercussão de reportagens sobre sua trajetória. Com isso, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Baturité decidiram custear conjuntamente a viagem e a estadia do aluno nos Estados Unidos. Desde 2025, Augusto estuda em uma escola municipal de tempo integral na zona rural do município.



Criada em 2020, a Copernicus Olympiad reúne estudantes do 3º ao 12º ano de diferentes países e é reconhecida pelo alto rigor científico das provas. Além da medalha, Augusto recebeu certificado internacional pela conquista.

Por Francisco Ronyérick 3 de fevereiro de 2026
Pedro Lobo foi detido no Aeroporto de Juazeiro do Norte e partido abriu sindicância ética para apurar o caso
Por Francisco Ronyérick 3 de fevereiro de 2026
Vítima trafegava em bicicleta elétrica quando foi atropelada por veículo conduzido por suplente de deputada estadual